top of page

F.A.Q. Perguntas Frequentes

Por Júnior Do Som (Diretor Técnico)

01

O projeto de tecnologia deve ser executado somente em construção ou reforma?

Com  certeza não! Nós da JDS AUDIO dispomos de várias tecnologias, afim de dar solução a diferentes projetos. Toda casa ou escritório deve receber um diagnóstico minucioso, pois nem todos estão em obra, ou seja muitos clientes e arquitetos não dispõe de profissional qualificado para dar suporte na reforma ou construção, ficando assim a casa construída ou reformada, sem a preparação necessária para receber as tecnologias, pois cada um fala uma língua diferente.

 

Aqui você terá suporte as mais diversas tecnologias, mesmo depois da casa pronta, evitando assim disperdício de tempo e dinheiro.

02

O que é home theater? E o que significa sistema 5.1, 7.1, 5.2, 7.2 e 11.1 canais?

Nada mais é que a imersão e envolvimento sonoro dos filmes e shows. Vivemos em um mundo onde somos orientado em função do 3D (três dimensões), por exemplo; quando estamos pra atravessar uma rua, mesmo sem olhar para o lado, ouvimos que um veículo se aproxima, sabemos que ele está vindo ou do lado direito, ou do lado esquerdo. Quando alguém nos chama atrás da gente, sabemos que a pessoa está nos chamando "atrás da gente". É dessa forma que acontece na gravação dos filmes, para se trazer essas mesmas sensações auditivas pra dentro da sala.

 

Ou seja, para ser chamado de home theater, deve-se ter no mínimo 6 caixas de som (daí o sistema 5.1 canais); duas caixas frontais, responsáveis pelos efeitos sonoros; uma caixa central alinhado com a tv ou telão, responsável pelo diálogo; e duas caixas traseiras alinhadas com o sofá chamadas de surround, onde a mágica das três dimensões acontece; e o número um se refere ao subwoofer, responsável pelo som grave, as explosões dos filmes ou a batida da bateria e do baixo nas músicas, e o processador de áudio no amplificador, chamado de receiver, onde estão os decodificadores de áudio (Dolby Digital e DTS) esses são os primeiros, criados à partir do DVD.

 

Lembra que comentei acima que vivemos e orientamos em função do que acontece ao nosso redor? Então nos filmes são a mesma coisa, é justamente essa sensação maravilhosa que faz com que os filmes pareçam mais reais! Nos shows não é diferente, a sensação é de estar no meio da plateia! Não é o máximo?

 

Mas e o sistema 7.1, 5.2, 7.2 e 11.1? Todo número antes do ponto refere-se a quantidade de caixas espalhadas na sala, e depois do ponto refere-se ao subwoofer, neste último podem variar a quantidade de acordo com a potência ou tamanho da sala. Depende de cada cliente, uns gostam de graves mais presentes que outros.

 

Quanto ao sistema 7.1 canais, é uma evolução do sistema 5.1 canais, em vez de usar 2 caixas traseiras surround, se utiliza quatro caixas traseiras, mas existe o posicionamento certo, por exemplo, enquanto temos no sistema 5.1 duas caixas surround alinhadas com o sofá, no sistema 7.1 acrescenta-se mais duas caixas traseiras, chamadas surround back, essas porém devem estar alinhadas mais atrás do sofá, aí entra os decodificadores mais modernos (Dolby True HD e DTS HD Master Audio) são os mais modernos e criadas para os discos mais atuais de bluray.

 

Já o sistema 11.1 canais, têm o objetivo de trazer ainda mais imersão e sensação de envolvimento, com caixas espalhadas não só na frente ou próximo ao sofá, mas acima das caixas frontais e também em todo o teto, com os decodificadores (Dolby Atmos e DTS X), utilizados principalmente nos discos atuais de bluray 4K.

 

Mas vale lembrar que não devemos empolgar, achando que quanto mais caixas melhor. No home theater não funciona assim, um exemplo disso é que numa sala pequena, jamais irá comportar um sistema 7.1 ou 11.1, pois a orientação nas cenas dos filmes irá ficar errada e necessitariam de uma sala bem maior para uma adequada distribuição das caixas acústicas.

 

As vezes mais valerá um sistema 5.1 bem montado, do que um monte de caixas amontoadas umas em cima das outras, onde não se consegue perceber de fato a separação dos canais.

 

Uma regra é clara, quanto mais afastadas uma caixa estiver da outro, melhor será o envolvimento e a sensação de imersão na sessão de filme! Fica aí uma ótima dica!!

03

O home theater que a JDS AUDIO comercializa é o mesmo vendido em loja de departamento?

Não! Como somos especializados, nossa função é levar um equipamento de alta qualidade e durabilidade para dentro de sua casa. Um home theater normalmente vendido em loja de departamento, vêm numa caixa completo, 5.1 ou 7.1 canais, um receiver que já é leitor de dvd ou bluray e também amplificador, sistema "in a box". Serve somente para um único ambiente e possui limitações na configuração.

 

O sistema que comercializamos é modular, possui uma gama enorme de instalação. Pra começar o receiver é o coração do sistema onde está o processamento de áudio e vídeo e a amplificação, obrigando a se ter o leitor de disco separado, aumentando assim a fidelidade do som. Fora as opções de ligações de acordo com cada projeto, podendo colocar além do home theater principal, caixas acústicas em outros ambientes como por exemplo na churrasqueira, piscina, jardim, sauna e etc., sem contar o tipo de caixas acústicas para esses determinados ambientes, aguçando ainda mais a criatividade de onde poderá colocar som espalhado pela casa.

 

E a qualidade do áudio que é o mais prazeiroso da história, poder ouvir aquela música bem gravada e detalhada como se estivesse ao vivo no estúdio.

 

Lembro de quando conheci pela primeira vez o verdadeiro home theater "hi-fi" em 2003, não aquele hi-fi (alta fidelidade) escrito no micro system, que era minha referência de áudio, mas o hi-fi que encanta, na época numa loja especializada estava tocando um dvd ao vivo do Eric Clapton com a música "Tears In Heaven", em volume baixo, mas como o equipamento é de alta qualidade, ouvia cada detalhe que me impressionava. Subwoofer ativo com graves profundos, macios e prolongados, médios equilibrados e agudos extremamente cristalinos, foi "paixão a primeira audição".

 

Nessa altura não estava acreditando no que estava ouvindo, pois o som era tão envolvente que no intervalo de uma música na outra, quando a plateia energisava e aplaudia, as caixas surround trabalhavam bastante, dando impressão de estar mesmo no show ao vivo. Era muito top!!!

 

Essa é a principal diferença em relação ao sistema popular, a clareza e a nitidez do som que impressiona e a escala de fabricação dos equipamentos  que é menor, com componentes melhores, para dar um resultado mais próximo real possível.

 

Advinhe o que aconteceu depois disso? vendi meu micro system e nunca mais parei. Agora levo esta mesma sensação para os lares de meus clientes, pois uma vez que ouviu não tem como "desouvir"!

04

O que é soundbar? Tem o mesmo efeito de um home theater?

É um sistema de audio criado para amplificar o som das tv's finas. Antigamente as tv's de tubo tinham um som mais encorpado, pois o tamanho do gabinete ajudava na acústica, dando uma sensação mais volumosa. Hoje nas tv's finas isso se tornou impossível por causa do espaço do gabinete. 

 

Pensando nessa deficiência, a indústria do áudio criou o soundbar, uma barra de som horizontal, posicionada logo abaixo da tv ou em cima do móvel, que muitas vezes vêm junto com um subwoofer, ajudando a melhorar a qualidade do audio da tv. Utiliza-se a sáida de audio digital da tv e conecta no sounbar, amplificando assim o sinal de áudio.

 

Muitos desses soundbar's, vêm até com um simulador de home theater, ou seja, criando um certo envolvimento como se estivessa caixa surround na sala. Mas vale lembrar que simulação não é sinônimo de perfeição, pois não tem como comparar a um sistema montado com as caixas espalhadas pela sala.

05

O que é automação residencial? Qual sua função no meu dia à dia?

É o uso da tecnologia para facilitar e automatizar algumas tarefas habituais do dia à dia. Com sensores e extensores específicos, com um único comando de voz ou um simples toque no smartphone ou tablet, é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas e até mesmo complexas, trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para o morador. 

 

Com um sistema de automação mais robusta, por exemplo você é monitorado desde seu serviço através de smartphone e a medida que você vai aproximando de casa, a mesma vai preparando pra te receber, as luzes vão se acendendo, o sistema de refrigeração vai entrando em ação para atingir uma temperatura do seu agrado, o sistema de home theater junto com a tv e o box de assinatura vão sintonizando no seu canal preferido, e assim que você chega e o portão se abre, o cafezinho é preparado, e pronto! Você está no maior do seu conforto!

A automação residencial pode proporcionar aos seus utilizadores o conforto antes não imaginado e o melhor de tudo, é adaptado a qualquer utilidade doméstica, sendo desse modo, uma tecnologia expansível e flexível onde o proprietário determina como e quais equipamentos serão beneficiados pela automação. Entre os principais acrescimentos estão no conforto, otimização do tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras e principalmente pela segurança e seus aspectos.

 

Um bom exemplo disso, que é possível até a simulação de presença na residência, ligando e desligando a luz em determinado ambiente, tudo isso pré determinado e programado na automação, com funcionamento sem a presença física do morador!

 

A automação permite controlar a residência remotamente, tanto do sistema de audio e video quanto iluminação, ar condicionado, lareira, banheira de hidromassagem, irrigação do jardim, portão eletrônico e além do mais, poupar tempo com tarefas repetitivas, economizar energia, dinheiro, aumentar o conforto e a segurança. 


A segurança certamente é um dos principais pilares do amadurecimento da Automação Residencial, partindo do propósito que os moradores estão cada vez mais preocupados com seus bens mais valiosos e queridos.

 

É possível agregar na mesma central e aplicativo da automação, sensor de abertura de porta, câmera de segurança, sensor de fumaça e fogo, sensor de inundação e sensor de presença orgânico, sendo que este último, controla a temperatura do ambiente automaticamente, desliga os equipamentos caso não tenha ninguém no ambiente e ainda por cima, tem a função de alarme.

06

Sistema de segurança é tudo igual?

Hoje em dia o sistema de segurança evolui bastante, tendo em vista a demanda de produtos ajudou muito o mercado a ficar mais maduro, surgindo assim vários fabricantes pra dar solução ao mercado.

 

A JDS AUDIO, procura trabalhar com marcas que oferecem tecnologia e principalmente um pós venda que funcione. Sim porque muitos oferecem uma gama de vantagens, mas são poucas que resolvem o problema. Por isso é tão importante o pós venda para nós, pois não queremos levar problema para nenhum de nossos clientes.

 

Já as soluções são as mais variadas, mas no nosso caso trabalhamos principalmente com a Intelbras, que possuem um suporte técnico impecável, e em alguns raros casos de defeito no produto, fomos prontamente atendido e resolvido o problema.

 

Na hora de comprar um produto, escolha sempre a marca de maior confiança e credibilidade. Segurança é coisa séria!

07

Como faço para melhorar o sinal de wi-fi em minha casa ou escritório?

Muitos ainda estão preso onde para se ter um sinal de wi-fi em casa, basta colocar um roteador mais poderoso e pronto. Mas insfelizmente não é mais assim, por melhor que seja o roteador, vai ter algum ponto da casa que o sinal não chega com qualidade ou até mesmo nem chegue!

 

Uma solução interessante, no caso da casa pronta e não poder fazer um sistema estruturado, e colocar repetidores sem fio para melhorar a distribuição de wi-fi dentro de casa.

 

Caso você esteja em reforma ou construção, vale muito a pena investir num sistema estruturado, muito parecido ou até mesmo igual e de nível comercial. Que consiste em fazer um cabeamento até as smart tv's, espalhar pelo teto da casa os acesspoints, que nada mais são que roteadores cabeados que ficam no teto, de modo discreto e que possibilita altas taxas de downloads e uploads, e que podem conectar muitos usuários ao mesmo tempo, sem derrubar a rede.

 

Mas tudo isso deve ser feito um estudo técnico na residência, onde na planta mesmo podemos determinar os locais exatos, afim de eliminar a possibilidade do sinal de wi-fi ficar com buraco. Não podemos esquecer que deve ser contratado um bom serviço de internet para que esse super wi-fi funcione perfeitamente.

08

É obrigatório fazer tratamento acústico quando se monta um home theater?

Pode se dizer que é indispensável fazer tratamento acústico na sala de home theater, mas não se pode confundir tratamento com isolamento acústico. Isolamento é quando não queremos que ruídos externos invadam nossa sala de home theater ou vice-versa, quando não queremos que o som das caixas acústicas cheguem em outros ambientes.

 

Mas na maioria de nossos projetos, o sistema de home theater está acomodado em living ou salas conjugadas com espaço gourmet, por exemplo. Então nesse caso o isolamento se torna inviável ou desnecessário, a não ser que a sua rua seja muito barulhenta.

 

No caso do tratamento acústico, se trata de diminuir os ecos e reverberações que o ambiente pode proporcionar, pra quando ligar os equipamentos, não sair espalhando o áudio de tal maneira que não consiga distinguir que caixa acústica sai determinado som. Uma das maneiras mais básicas de se fazer esse tratamento é instalação de gesso acartonado, tapetes peludos, cortinas mais grossas e sofás e poltronas de preferência em tecido. Essas são apenas as soluções básicas, para que o sistema de áudio não fique prejudicado.

 

Mas muitos de nossos clientes quando adquirem nossos equipamentos, passam a ficar com o "ouvido mais apurado" e querem que o som chegue o mais perfeito possível nos ouvidos, aí que entra a solução das placas de tratamento acústico. Nada daquelas caixas de ovos, espumas ou algo do tipo, são placas que tratam determinada frequência que se destaca no ambiente.

 

Eliminando assim qualquer "defeito" no áudio possa surgir.

09

A JDS AUDIO só instala os equipamentos que vende?

Com certeza não! As vezes nosso cliente já possui um sistema que comprou fora, quer somente nossa consultoria do projeto e instalação dos equipamentos, fazemos o atendimento com o mesmo zelo e capricho se tivesse comprando tudo conosco.

 

Nossa meta é de cada vez mais clientes conheça nossa forma de trabalhar e entregar projetos de tecnologias!

10

Quais as vantagens de fazer o projeto com a JDS AUDIO?

Em primeiro lugar o capricho! É fundamental entregar uma instalação impecável e com funcionamento perfeito. E em seguida a entrega de valor, sempre entregamos mais que a espectativa do cliente. Pra mim em particular é muito satisfatório ver a reação do cliente, não estar esperando aquilo tudo, é o que faço de melhor.

 

O acompanhamento de toda etapa da obra para que tudo ocorra tranquilo na época da instalação. No projeto tudo tem a hora certa de ser feito para não haver surpresa no final da obra.

 

As tecnologias que trabalhamos, conseguimos suprir praticamente tudo que uma casa, apartamento ou escritório precisam. Evitando assim que se contrate profissionais seperadamende para cada setor tecnologico da casa. Atendemos desde o audio e video, passando pelo sistema de segurança, tratamento acústico, back-up de energia e automação residencial.

 

Tudo para que você possa ter mais conforto e comodidade, sabendo que sua obra está entregue a profissionais capacitados e dedicados a entregar o que há de melhor nesse mundo tecnológico.

 

Venha e faça parte do time de "Clientes Amigos" extremamente satisfeitos!

bottom of page